A história do navio Kasato Maru

Quando se fala sobre Imigração Japonesa necessariamente se fala a respeito do navio Kasato Maru. Por ter sido o navio que trouxe ao Brasil o primeiro grupo de imigrantes japoneses tornou-se um símbolo e o dia de sua chegada ao porto de Santos foi recentemente declarado como Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil. Mas pouco se fala da história deste navio...

O Kasato Maru foi construído pela "Wigham Richardson & Co." (Newcastle, Inglaterra) em 1900 como navio para passageiros e carga e inicialmente utilizado pela "Russian Volunteer Fleet Association", com o nome de "Kazan". Durante a Guerra Russo-japonesa (1904-05) foi bombardeado e depois capturado pela Marinha Japonesa, que o restaurou e o rebatizou de "Kasato Maru" em 03/06/1905. (Maru é um sufixo japonês utilizado para nomes de navios)

Em 26/08/1906 parte transportando 646 emigrantes japoneses ao Havaí. Em 1908 recebe da "Koukoku Shokumin Kaisha" o encargo de transportar os primeiros 781 japoneses do porto de Kobe (província de Hyogo) ao Porto de Santos (SP). O capitão foi o inglês A. G. Stevens e a viagem durou 52 dias (de 28/04 a 18/06/1908).

De 1910 em diante serviu de navio mercante para uma empresa de Osaka, fazendo a rota Taiwan-Japão. Em 1912 torna-se o primeiro navio desta companhia a fazer a rota pela América do Sul, para fins comerciais. Foi remodelado e vendido depois a outras companhias de transporte comercial.

Em 09/08/1945 é bombardeado por aviões russos a oeste da península de Kamchatka, próximo ao Mar de Bering (entre Rússia e Alaska). Nos anos 70 chegou a ser tema de uma música popular japonesa e até nome de um avião MD-11 da companhia aérea brasileira VASP em uma viagem ao Japão.
Apesar da baixa velocidade média, era tido como excelente para viagens longas. As acomodações para passageiros ficavam nos compartimentos inferiores.



Peso: 6.000 toneladas
Velocidade média: 10 nós
Capacidade máxima de passageiros: 1000

Um comentário:

Anônimo disse...

cara, que legal!!! fazia tempo q eu tbm tava buscando alguma coisa assim!!!
flw

André B.